Projeto “Apadrinha um objeto no museu e divulga-o na tua comunidade” – CESMM – M3 – Moinho de Rodizio

No âmbito do projeto “Apadrinha um objeto do Museu e divulga-o na tua Comunidade”, lançado pelo Museu Municipal de Resende que este ano comemora 10 anos de existência do “nosso” Museu, no dia 16 de Maio, a turma M3 do Centro escolar de S. Martinho de Mouros visitou o Museu e decidiu participar escolhendo o “Moinho de Rodízio” como afilhado.

Os moinhos são o testemunho da evolução histórico-cultural e do nosso passado socio-económico. Constituindo-se como uma das mais antigas criações técnicas do homem, representam na história das sociedades um papel essencial: o aproveitamento e a transformação das forças naturais – água, vento e marés – em fontes de energia.

O concelho de Resende encerra um conjunto significativo de engenhos de moagem, particularmente moinhos de rodízio, cuja construção, de características arcaicas, foi-se difundindo ao longo dos tempos pela serra, junto de ribeiros e levadas, embelezando-a, à medida que transformavam as matérias-primas agrícolas em recursos alimentares.

O Moinho de Rodízio funciona através de um impulso de água na roda horizontal à qual se chama rodízio que faz com que a mó se mova e os cereais sejam farinados entre as duas mós do moinho (a dormente e a movente)

Sempre que esta actividade não era protagonizada pelos seus proprietários, os fregueses contratavam os serviços do moleiro. Em cada caso, o pagamento da maquia fazia a diferença, não ultrapassando, em média, o 1,5 L. de cereal ou farinha por rasão.

Desafiamos toda a gente a visitar o Museu Municipal de Resende e a participar nesta atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *