O Serviço educativo do Museu assume um papel crucial na função educativa de todos os seus públicos, seja o visitante comum, historiador, investigador, sénior, infanto-juvenil, estudantes universitários, alunos do ensino regular ou profissional, alunos do pré-escolar, pessoas ou jovens com necessidades especiais ou outros. No entanto, é com as Escolas que o compromisso se torna mais emergente, pois é de tenra idade que se educa para a cultura e para a preservação e valorização do património.
Assim, pretende-se que a Escola e o Museu assumam em conjunto a missão de educar. Escola e Museu devem andar de mãos dadas procurando sempre que possível o encontro perfeito entre os projetos educativos da Escola e os projetos do Museu e a sua missão. A comunidade educativa deve entender o Museu como um espaço de todos, aberto a quem nos procura e aqui encontra o complemento e consolidação das aprendizagens educativas.
Desta forma, os serviços educativos do Museu procuram satisfazer as solicitações da comunidade educativa, mas também oferecer atividades de aprendizagem múltiplas que procurem desenvolver aptidões e competências nos alunos e/ou outros públicos que nos procuram. Além do conhecimento da história local, cultura etnográfica, engenharia ou de arte contemporânea, o Museu convida ao encontro com o objeto, ao conhecimento das suas estórias/histórias, ao diálogo com o mesmo, à reflexão, dar asas à imaginação, criatividade, partilha de saberes e encontros intergeracionais.