Jorge N. Bastos

Resende, 05 de setembro de 2019

A visita que realizei ao Museu Municipal de Resende deve-se ao facto de conter no seu acervo uma sala dedicada ao Prof.º Edgar M. Cardoso, insigne engenheiro civil e projectista de pontes.
Esta visita teve um aspecto dual: (1) a descoberta de projectos/obras em que esteve envolvido na sua longa carreira e, (2) a sua personalidade, inserida num contexto familiar e pessoal.
A minha colaboração no projecto da Ponte Ferroviária de São João, no Porto, abrangeu o período de quase quatro anos (1988-91) e, foi com grande emoção, que voltei a rever as imagens de algumas das fases críticas da sua construção, que foram ultrapassadas sucessivamente, com mestria, pelo Prof.º Edgar Cardoso.
Aproveito para louvar a notável iniciativa levada a cabo pelo Museu em preservar a memória deste insigne profissional da Engenharia Portuguesa e, em simultâneo, transmitir o seu legado às gerações vindouras, incentivando-a a prosseguir neste domínio da ciência da construção.

Jorge N. Bastos
Prof.º Catedrático – Universidade de Lisboa – faculdade de Arquitetura