Apresentação

O Museu Municipal de Resende, situa-se na vila de Resende junto ao Centro Escolar de Resende num edifício construído na década 30 do séc. XX para albergar a extinta cadeia concelhia.

Enquanto Museu Municipal, é uma estrutura permanente, alicerce da política de planificação e gestão dos recursos culturais do município.

O edifício foi recuperado e ampliado pelos arquitetos Manuel Magalhães e Eduardo Oliveira e inaugurou enquanto Museu em 2006.
O Museu beneficia de uma ampla área de exposição permanente e uma excelente área de exposições temporárias que permite acolher e proporcionar aos visitantes e utentes a qualidade merecida dos seus serviços.

O visitante poderá desfrutar neste espaço museológico das quatro salas temáticas da Exposição  Permanente dedicadas à Etnografia, ao Rio Douro, à  Arqueologia,  e ao Edgar Cardoso, onde se privilegiou um discurso expositivo claro, apoiado em diferentes níveis de informação destinados aos diversos públicos e em que o espólio em exposição interage com o público que nos visita.

Para além do Museu existem mais quatro núcleos museológicos. O Centro Interpretativo da Cereja, o Centro Interpretativo de Montemuro, o Centro Interpretativo da Cerâmica e o Centro de Apoio ao Turismo Ativo no Montemuro com a exposição: ” Resende. Terra Megalítica”. Nos quatro núcleos, o Museu faz visitas guiadas para grupos mediante marcação prévia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *