Apresentação do livro: “Contos Naif”, da escritora e pintora Maria Vilaça

No dia 20 de setembro de 2017 decorreu, no Museu Municipal de Resende, a apresentação do livro: “Contos Naíf” da escritora Maria Vilaça. A iniciativa contou com a participação dos idosos que frequentam os ateliês do Município que abrilhantaram o evento com as suas apresentações.

O grupo que frequenta o ateliê de S. Martinho de Mouros apresentou uma peça de teatro de marionetas alusiva ao conto “Marta e o Sonho”, seguiu-se a peça teatral do conto “Não sirvo pr`a aquilo” e depois realizou-se uma interpretação pessoal em prosa e em verso do conto “Reportagem de férias”. A apresentação do livro ficou a cargo de Isabel Cardoso, professora reformada e diretora do INATEL no Porto.

Na plateia estiveram os idosos dos Centros Comunitários de S. Romão e Felgueiras e um grupo de alunos do Curso Profissional de Geriatria que frequenta o Agrupamento de Escolas de Resende.

Estiveram presentes na mesa as Vereadoras da Câmara Municipal, Sandra Pinto e Maria José Dias, que agradeceram a presença de todos os idosos e da turma de geriatria e salientaram a importância destes encontros geracionais, entre jovens e idosos, sobretudo jovens que iniciaram este ano um curso para de futuro trabalharem com idosos. Salientaram ainda a importância destes jovens participarem neste tipo de atividades para que percebam que eles próprios poderão desenvolver outras atividades com grupos seniores.

Maria Vilaça, para além de escritora é também pintora de arte naif. Desde a sua juventude que se dedica a trabalhos de escrita (conto, ensaio reportagem, etc) tendo ganho diversos prémios.

Presentemente dedica-se à pintura, tendo participado em algumas dezenas de exposições coletivas e individuais. Em Resende já expôs duas vezes, no Centro Cultural de S. Cipriano e no Museu Municipal de Resende.

Os seus atuais 90 anos não são impedimento para continuar ativa nesta fase da vida, por isso para além da pintura, resolveu publicar alguns dos contos que escreveu há mais de 50 anos. Depois do lançamento do livro: “Contos Naif” que publicou em 2016, veio a Resende, pela 3.ª vez, para apresentar a sua mais recente obra porque Resende é para a autora, “uma terra linda e onde se sente muito bem”.