Biografia – José Fraga

José Fraga, ceramista conceituado no mundo da cerâmica artesanal contemporânea Portuguesa. Frequentou o curso de escultura na Escola de Artes Decorativas de Soares dos Reis, no Porto.

Natural de Vila Nova de Gaia, no início da sua vida profissional trabalhou numa fábrica de cerâmica, mas apesar de não ser na parte criativa “nunca descurou a parte artística”, afirma o ceramista.

A partir de 1990 dedicou-se integralmente à vida artística possuindo um ateliê onde faz as suas criações e atualmente dá aulas de cerâmica e recebe alunos que fazem estágio no seu ateliê, tendo por isso uma parceria com o comércio Luso-Alemão.

As suas peças normalmente começam com esboços efetuados em blocos de papel, outras “nascem” na altura da sua criação, mas nunca faz duas peças iguais. Todas elas são feitas à mão, porque na sua opinião” o torno limita a criatividade”, são também em grés, moldadas e pintadas à mão, cozidas a alta temperatura, algumas numeradas e todas elas assinadas. Nas suas criações, destacam-se os conjuntos de peças de decoração repletos de criatividade e de cor, mas também “peças únicas, inspiradas na natureza, nos sonhos, nos sentidos”, como refere o artista.

A cor tem um papel muito importante nas suas criações, por isso afirma frequentemente “a cor foi sempre a minha paixão e cativam-me muito as tonalidades quentes”.

Para além das cerâmicas tem também painéis e esculturas, estas últimas na opinião do ceramista “mais requintadas, pormenorizadas e com outro trato, são peças mesmo únicas!”, afirma.

José Fraga é membro do projeto “rotas de cerâmica”, participou em numerosas exposições em Portugal e Espanha. Exportou, a nível particular, os seus produtos criativos para a Austrália, Itália, França, Madrid e Dubai, tendo trabalhado para várias entidades de renome nacional e estando os seus trabalhos representados em coleções particulares em vários países da Europa, Estados e diversas lojas de decoração de Norte a Sul do País.