Projeto “Apadrinha um objeto no museu e divulga-o na tua comunidade” – EDAH – 9.º A – Máquina fotográfica panorâmica

No âmbito do projeto “Apadrinha um objeto do Museu e divulga-o na tua Comunidade”, lançado pelo Museu Municipal de Resende que este ano comemora 10 anos de existência do “nosso” Museu, no dia 1 de junho, a turma 9.ºA do Externato D. Afonso Henriques visitou o Museu e decidiu participar escolhendo o “Máquina fotográfica panorâmica” como afilhado.

Este objeto foi inventado pelo Ilustre Eng.º Edgar Cardoso, nos inícios da década 70 do séc. XX. Foi construída com objetos reutilizados: um motor de um limpa pára brisas de um antigo carocha, uma objetiva da Nikon e um tripé. Esta máquina permite tirar fotografias panorâmicas com 360.º. Foi apresentada à Academia das Ciências em 1973 e o Eng.º Edgar Cardoso registou a sua patente nos Estados Unidos da América.

É um dos ex-líbris do Museu de Resende!

Desafiamos toda a gente a visitar o Museu Municipal de Resende e a participar nesta atividade.