Centro de Apoio ao Turismo Ativo do Montemuro

O Centro de Apoio ao Turismo Ativo do Montemuro é um equipamento vocacionado para o Turismo de Natureza e Turismo Ativo, complementado com a vertente cultural de interpretação do património arqueológico do Montemuro. É um lugar de interação com a cultura da região, dando a conhecer o património natural e arqueológico do Montemuro referente à Pré-História, do período ocorrido há cerca de 5.000 anos, o neolítico e o fenómeno megalítico. Possui uma área de oficinas, de contacto sensorial, que proporcionam a interação dos visitantes com o tema e vivências no Montemuro.

É também um espaço de descanso e apoio aos praticantes de atividades realizadas na natureza, constituindo-se como Porta de Entrada do Centro de BTT do Montemuro, com a porta principal na Gralheira. Possui sanitários, estação de serviço e máquinas que permitem a lavagem e manutenção de bicicletas em regime de self-service e pequenas reparações e afinações, bem como enchimento de pneus e ponto de abastecimento de água e espaço de merendas.