Projeto “Apadrinha um objeto no museu e divulga-o na tua comunidade” – CER R3 – Roda baixa de oleiro

No âmbito do projeto “Apadrinha um objeto do Museu e divulga-o na tua Comunidade”, lançado pelo Museu Municipal de Resende que este ano comemora 10 anos de existência do “nosso” Museu, no dia 1 de junho, a turma R3 do Centro Escolar de Resende visitou o Museu e decidiu participar escolhendo o “Roda baixa de oleiro” como afilhado.

Este objeto é designado de “roda baixa“, uma variante das mais arcaicas rodas de oleiro. O barro era a matéria-prima indispensável a todo o processo, arrancado a golpes de enxada e picareta das encostas de Montemuro.

Era neste objeto de madeira que se sentavam os oleiros de Fazamões – Paus e entre os joelhos, modelavam e decoravam as suas “criações”, de carácter utilitário (“talhas”, “panelas”, “caçoilas”, “cafeteiras ou chaleiras”, “assadores” e “alguidares”) e figurativo (miniaturas de “cristos”, “santos”, “músicos” e “cavaleiros”)..

Estes artefactos eram posteriormente depositados num recanto da habitação – o sequeiro, onde permaneciam durante cerca de oito dias para eliminação da humidade, o que impedia que estalassem com o fogo. Após uma retracção do volume das peças durante a seca, preparava-se o processo seguinte: a cozedura na soenga que daria a esta loiça a cor negra, pois era cozia pelo processo de “abafamento”, sem oxigénio e com muito fumo.

Desafiamos toda a gente a visitar o Museu Municipal de Resende e a participar nesta atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *