No âmbito do projeto “Apadrinha um objeto do Museu e divulga-o na tua Comunidade”, lançado pelo Museu Municipal de Resende que este ano comemora 10 anos de existência do “nosso” Museu, no dia 1 de junho, a turma R9 do Centro Escolar de Resende visitou o Museu e decidiu participar escolhendo o “Ânfora” como afilhado.
De origem fenícia, foi encontrada no mar mediterrâneo, e trata-se de um documento histórico importante das relações comerciais ocorridas nesta época, por volta do século I a.C. Este recipiente ou vaso antigo de forma ovóide, era confecionado em barro ou terracota, com duas asas simétricas, terminando na parte inferior por uma ponta ou pé estreito.
Durante séculos, as ânforas serviram essencialmente para o transporte e armazenamento de géneros de consumo ou bens alimentares básicos: vinho, azeite e preparados de peixe (garum), condimentos indispensáveis nas cozinhas do Império Romano, durante o qual foram a expressão do seu domínio.
Os seus achados devem-se sobretudo a naufrágios de embarcações em épocas recuadas, constituindo os estudos destes naufrágios informações úteis que permitem reconstituir muito do que se passava.
Desafiamos toda a gente a visitar o Museu Municipal de Resende e a participar nesta atividade.