No âmbito do projeto “Apadrinha um objeto do Museu e divulga-o na tua Comunidade”, lançado pelo Museu Municipal de Resende que este ano comemora 10 anos de existência do “nosso” Museu, no dia 1 de junho, a turma R12 do Centro Escolar de Resende visitou o Museu e decidiu participar escolhendo o “Cristo – barro negro” como afilhado.
O Cristo, é uma das inúmeras criações em barro negro do Mestre Joaquim Alvelos, o último oleiro de Fazamões a encerrar este artesanato típico de Resende.
O barro, matéria-prima indispensável a todo o processo, arrancado a golpes de enxada e picareta das encostas de Montemuro. Depois de se retirarem todas as impurezas era na roda baixa de oleiro, entre os joelhos que o Mestre Joaquim, modelava e decorava as suas “criações”, de carácter utilitário (“talhas”, “panelas”, “caçoilas”, “cafeteiras ou chaleiras”, “assadores” e “alguidares”) e figurativo (miniaturas de “Cristos”, “santos”, “músicos” e “cavaleiros”).
Estes artefactos eram posteriormente depositados num recanto da habitação – o sequeiro, onde permaneciam durante cerca de oito dias para eliminação da humidade, o que impedia que estalassem com o fogo. Após uma retracção do volume das peças durante a seca, preparava-se o processo seguinte: a cozedura na soenga que daria a esta loiça a cor negra, pois era cozia pelo processo de abafamento com muito fumo.
Desafiamos toda a gente a visitar o Museu Municipal de Resende e a participar nesta atividade.