Aristides Fernandes

Embora tenha nascido no Porto, o Professor Edgar Cardoso por razões familiares e de coração, sentia-se um filho da formosa Vila de Resende, onde tinha propriedades e familiares.
Reconhecido como o engenheiro projetista, que pelo seu engenho, arte, marcou a segunda metade do século XX. Com um palmarés de mais de 500 obras, entre pontes, portos aeroportos e grandes edifícios, implantados nos quatro continentes, num trajeto profissional e científico cuja magnitude honra o seu nome, o seu País e a comunidade científica a que pertenceu.
Resende, e o seu Município, não pôde por isso ficar indiferente à subida honra que lhe cabe de ter no seu elenco de nobre gente, a figura ilustre do Professor Edgar Cardoso, que projetou e construiu sobre o rio Douro, que beija esta Vila, as mais importantes pontes, como a ponte da Arrábida, a ponte de São João, a Ponte de Mosteirô e a ponte de Barca D´alva. Também são de sua autoria as pontes que lhe ficam perto, como a da Foz do Sousa e a do Tua.
Assim , o Município de Resende, quis perpetuar o nome desta ilustre figura, atribuindo não só o seu nome a uma praça da Vila, como mandou reservar uma sala do seu Museu, onde se expõem aspetos construtivos e técnicas de analises estruturais, que naquele tempo eram de vanguarda, alem de imagens das suas mais emblemáticas obras que atravessam o Douro.

Aristides Fernandes