Professor Manuel Pereira Cardoso

Acompanhando, frequentemente, amigas e amigos que percorrem as inconfundíveis paisagens milenares do Douro Verde, pelos “Caminhos de Jacinto”, sempre me surpreendeu a visita do Museu Municipal de Resende, como se fosse a primeira vez.
A magnífica recuperação arquitetónica do espaço, cheio de luz natural, a distribuição cuidada, pedagógica e agradável das exposições temáticas, com relevância para a história e arqueologia, os objetos que trazem à memória as vivências tradicionais, a olaria, a sala evocativa do barco rabelo e da faina fluvial duriense, a retrospetiva da obra do grande génio da engenharia de pontes que foi Edgar Cardoso, tudo isso me deixa encantado.
O acolhimento, a competência e a simpatia de quem nos recebe constitui uma razão acrescida para se fazer uma visita.

Professor Manuel Pereira Cardoso