O Museu Municipal associou-se ao Dia Internacional dos Museus e promoveu uma tertúlia intitulada “Dizer o indizível sobre a antiga cadeia de Resende”, que decorreu no dia 18 de maio.
Esta tertúlia contou com a participação de alguns convidados, como famíliares dos dois últimos carcereiros da cadeia de Resende e famíliares de pessoas que estiveram presas neste espaço e cumpriram penas, que contaram algumas histórias relacionadas com o funcionamento da antiga cadeia, onde agora se encontra instalado o Museu Municipal.
A Câmara Municipal convidou alunos do Agrupamento de Escolas, que assistiram atentamente às curiosidades contadas por quem teve contacto com a antiga cadeia, despertando-lhes o interesse por este equipameno cultural do concelho. No final, os alunos ainda tiveram oportunidade de colocar questões sobre o que se passou há mais de 43 anos no edifício.
Com esta iniciativa pretendeu-se dar a conhecer a história deste edifício, que muitos desconhecem, atrair os jovens ao Museu Municipal, bem como, incentivar à participação nas atividades culturais que têm lugar no concelho.