Biografia – Maria Pimpão

Nasceu em Peraboa, Covilhã.

Reside em Coimbra desde 1962.

Licenciada em Economia, Mestre em Contabilidade e Finanças, docente do ISCAC até à aposentação.Frequentou o Círculo de Artes Plásticas em 1971/72 e, desde 2007, frequenta as Oficinas Livres de Pintura da ÁRVORE, Cooperativa de Actividades Artísticas, no Porto, com orientação do Mestre Alberto Péssimo.

Sócia da ÁRVORE, da Associação da Amizade e das Artes Galego-Portuguesa, do AveiroArte – Círculo Experimental dos Artistas de Aveiro e dos Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural.

Realizou diversas exposições individuais, nomeadamente, em Museus: Resende, Etnográfico Dr. Lousã Henriques (Lousã), Fundação Dionísio Pinheiro (Águeda); em Bibliotecas Municipais: Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Condeixa-a-Nova, Miranda do Corvo, Belmonte e Fundão; no Recordatório Rainha Santa Isabel e na Galeria da Mutualidade em Coimbra; no Paço da Cultura da Guarda; na Galeria Municipal A Tinturaria na Covilhã; no Teatro Aberto em Lisboa; no Cine-Teatro de Castelo Branco e na Embaixada Portuguesa em Berlim.

Participou em exposições coletivas, nacionais no Museu Soares dos Reis, na Biblioteca Almeida Garrett, na ÁRVORE e na Galeria Vieira Portuense (Porto), no Museu D. Diogo de Sousa (Braga), no Centro de Artes e Espectáculos (Figueira da Foz), no Teatro Angrense (Açores) e internacionais, em Brugge, Pontevedra, Ciudad Rodrigo, Santiago de Compostela, Corunha, entre outras.

Participou na execução de uma dezena de painéis para Instituições com o Atelier 26 de Alberto Péssimo. Está representada em coleções particulares e em várias Instituições, nomeadamente, Museus, Câmaras Municipais, Hospitais, Hotéis, bem como na Igreja de S. Miguel (Trancoso), na Previdência Portuguesa e no Recordatório Rainha Santa Isabel (Coimbra).

Presente no Art Project do Google, proposta pela Fundação Dionísio Pinheiro.

É autora da ilustração (com pintura) do livro “LIA NO PAÍS DA POESIA” de Leocádia Regalo e das capas dos livros “A PRINCESA SEM LUZ” de Cláudia Pereira e UM ANJO NA CIDADE de Eugénio Beirão. É co-autora dos livros “26 poemas 26 pinturas – HOMENAGEM A ANTÓNIO ARNAUT”, “26 poemas 26 pinturas – HOMENAGEM A EUGÉNIO DE ANDRADE” e “O25DO26”

Obteve a Menção Honrosa de Prata em 2012, a Menção Honrosa de Ouro em 2014 e a Menção Honrosa de Bronze em 2016 no “Prémio Mário Silva”.

Contactos:

guiapimpao@gmail.com