Projetos: “Apadrinha um objeto no Museu e divulga-o na tua comunidade” e “Recolher para Preservar”

O Museu Municipal de Resende enquanto instituição de natureza permanente criada para o interesse coletivo, permite o acesso regular ao público e reúne bens culturais relacionados com a Arqueologia,
Etnografia e a História do concelho de Resende . Este acervo é, desde então, conservado, documentado, investigado, interpretado e divulgado, com objetivos científicos, culturais, educativos e lúdicos e com finalidades de democratização da cultura, de promoção da cidadania e de desenvolvimento da sociedade.
É neste contexto e tendo por base a sua missão que solicitamos a colaboração de toda a comunidade local na ampliação e divulgação das nossas coleções. Por isso, desafiamo-vos a participar nos seguintes projetos: “Recolher para preservar” e “Apadrinha um objeto no Museu e divulga-o na tua comunidade”.
O projeto “Recolher para preservar” consiste em procurar, nas diferentes freguesias do concelho, um objeto característico que se enquadre nas temáticas das coleções: etnografia e arqueologia, recolher toda a história e informações conhecidas sobre o objeto – em anexo, encontra-se uma ficha de recolha de objetos que deve ser preenchida por quem participar no projeto. O seu depositante será o elemento da comunidade que efetuar a recolha e, por isso, a sua memória perpetuará pelos tempos futuros, possibilitando às gerações seguintes um encontro intergeracional entre objetos que passaram de família em família.
Quanto ao projeto “Apadrinha um objeto no Museu e divulga-o na tua comunidade”, consiste em visitar o museu, escolher um objeto em exposição, fotografá-lo e “apadrinhá-lo”. Esse objeto deve ser divulgado através dos meios de comunicação possíveis (jornais, sites, redes sociais e outros).
Contamos com a participação de toda a comunidade para enriquecer as coleções do nosso Museu!