Projeto “Apadrinha um objeto no museu e divulga-o na tua comunidade” – CESC – SC2 – Barco Rabelo

No âmbito do projeto “Apadrinha um objeto do Museu e divulga-o na tua Comunidade”, lançado pelo Museu Municipal de Resende que este ano comemora 10 anos de existência do “nosso” Museu, no dia 16 de Maio, a turma SC2 do Centro escolar de S. Cipriano visitou o Museu e decidiu participar escolhendo o “Barco Rabelo” como afilhado.

O Barco Rabelo era considerada a mais típica das embarcações fluviais portuguesas, constituiu no passado, senão o único meio de transporte entre o Porto e as terras de Riba Douro, pelo menos o mais acessível. Seguiu, desde o século XIII, carregado de pipas de vinho do Douro, rumo aos armazéns do Porto ou Gaia, onde o rei dos vinhos generosos era envelhecido e preparado para exportação de modo a fazer as delícias dos ingleses e demais povos.

Inalterável na forma durante séculos e séculos era espaçoso, de fundo chato, de proa levantada, de grande vela quadrada, de leme enorme, a permitir rápidas manobras, sulcou as águas do Douro, passando até nos “pontos” semeados de rochedos, quase à flor das águas.

Não vencia o Douro qualquer embarcação, nem o governava qualquer mestre. Apenas um mesmo e único tipo de barco de procedência longínqua, o rabelo, se encontrou, ao longo dos tempos, em seu laborioso tráfego à custa de longa e penosa experiência.

Desafiamos toda a gente a visitar o Museu Municipal de Resende e a participar nesta atividade.